História
Igreja Evangélica Presbiteriana em Portugal
História Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal - IEPP
As primeiras manifestações da presença da igreja presbiteriana em Portugal, acontecem na ilha da Madeira, através da presença de um médico, Robert Kalley, a partir de 1845, ano em que se forma a Igreja Presbiteriana Portuguesa na Madeira.
A constituição de uma Igreja presbiteriana de dimensão nacional, sinodal, só acontece 100 anos depois.
A IEPP, é uma Igreja sinodal desde 1947, a partir de congregações presbiterianas e congregacionais que entretanto se foram desenvolvendo em Portugal e com origem no século XIX.
A Igreja Presbiteriana enquanto entidade nacional e sinodal, surge pela opção de fazer uma caminhada comum, enquanto igrejas. Acreditamos na partilha, complementaridade e subsidiariedade. Moldamos em conjunto a nossa identidade e a verdade é que não havendo duas igrejas iguais, caminhamos juntos, descobrindo o ritmo uns dos outros e partilhando as alegrias e dificuldades de cada um. Somos igreja nacional do mesmo modo que somos igreja local.
A partir de 1949 começa a funcionar um Seminário que serve estas Igrejas, formando pastores, e outros ministérios, bem como leigos e pessoas que apenas desejavam aprofundar os seus conhecimentos teológicos. Foi sempre um local aberto, de partilha teológica e com professores e alunos das mais diversas proveniências religiosas, geográficas e culturais.
Em 1947, no mês de Maio, foram reconhecidos oficialmente os Estatutos da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal (IEPP), que passou a integrar todas as congregações presbiterianas do continente e ilhas e as comunidades congregacionalistas que se lhe juntaram. Para este trabalho organizador muito contribuiu o Dr. Michael P. Testa (1912-81, vivendo em Portugal de 1948 a 1963).
Em Outubro de 1952, realiza-se o primeiro Sínodo nacional da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal..
Em 1969 foi inaugurado, na Figueira da Foz, o Centro Ecuménico Reconciliação orientado para atividades de reflexão teológica e encontros diversos. A sua importância na vida eclesial em Portugal foi marcante para várias gerações, sobretudo porque, na altura colocou as relações ecuménicas nacionais e internacionais na agenda nacional e a Figueira da Foz no centro desses acontecimentos..
A IEPP é constituída por diversas comunidades (também designadas por congregações, igrejas ou paróquias) distribuídas pelos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Beja, Coimbra, Bragança e Ponta Delgada.
Em 1971, a IEPP foi uma das fundadoras do Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC).
Faz parte do Conselho Mundial de Igrejas e da Aliança Mundial Igrejas Reformadas.
Alguns dos seus pastores desenvolveram ou dirigiram diversas entidades tais como Obras Sociais, Clinicas, Aliança Evangélica Portuguesa e Sociedade Bíblica de Portugal, centros de encontros e reflexão, cooperativas e mesmo órgãos autárquicos.
As mulheres na IEPP sempre manifestaram toda a sua capacidade e liderança, formando organizações de mulheres, campos de férias para crianças e jovens entre outras actividades e serviço de catequese e formação de Escola Dominical. Participam em igualdade nos órgãos de direção da IEPP, nomeadamente na presidência da mesma e em todos os ministérios existentes na IEPP.
Hoje são muitas as actividades onde todos podem colaborar e envolver-se.
Acreditamos no sacerdócio de todos os crentes, pelo que a formação e o compromisso fazem parte da vida de cada membro da IEPP, de forma a viver a sua fé, testemunho cristão.


Modelamos a nossa fé em alguns princípios simples:
- Só a fé (sola fide),
- Só a escritura (sola scriptura), só a bíblia,
- Só Cristo (Solus Christus)
- Só a Graça (Sola gratia)
- Só a Deus glória (Soli Deo gloria)
Mais informações:
Esperamos por si numa das nossas comunidades ou envie-nos um email para mais informações: [email protected]
Teremos todo o gosto em que descubra uma igreja para viver a sua fé e exerça os seus dons na vivência e proclamação do Evangelho. Mesmo que não encontre uma comunidade perto de si, não hesite em contactar-nos, quem sabe temos uma igreja para lhe indicar ou até para iniciar.
—
Notas sobre os presbiterianos em Portugal:
Fale connosco
Para pedir mais informações, preencha o formulário:
