Culto Online

Hoje, dia 22 de Março, IV Domingo da Quaresma,  podemos participar no Culto Online com a Igreja Presbiteriana Lisbonense. O Culto ocorreu com algumas dezenas de pessoas em quatro países: Portugal, Brasil, Suiça e Estados Unidos. De Portugal havia diversas localidades, Lisboa, Figueira da Foz e Braga, na “sala de culto”.

São muitos os riscos que nos circundam mas também são muitas as oportunidades que a cada minuto são construídas para ultrapassarmos juntos as dificuldades. Sejamos construtores de soluções e vida, desfrutando das oportunidades existentes.

O convite para este culto da Igreja Presbiteriana Lisbonense, surgiu pela mensagem de outra igreja, A Igreja Presbiteriana de Lisboa, poderão ver esse convite na página da Igreja https://www.facebook.com/igrejadafigueira/.

O convite dizia-nos para entrar na  sala de culto ZOOM da Igreja Presbiteriana Lisbonense. Assim fizemos, foi o nosso primeiro contacto, em termos de cultos, com essa plataforma.

O dirigente do Culto na Plataforma Zoom foi o pastor Reginaldo Braga, a partir da sua casa nos EUA. Quando o culto começou ainda era noite no exterior do seu quintal, enquanto em Portugal o sol brilhava intensamente nas nossas casas e janelas.

A sala de culto abriu às 10:00h, para que todos pudessem  entrar com tranquilidade e o culto iniciou-se às 11:00h.

Fomos chegando, um a um, cara a cara. Alguns chegavam em família. Foi o dia em que cheguei mais rápido à Igreja, bastou sentar-me na minha cadeira em casa e abrir o programa Zoom. A partir de alguns minutos iniciais deixamos de estranhar o ambiente e sentimos que estamos juntos, orando e cantando, como igreja. Nem o facto de a maior parte das pessoas me serem desconhecidas e estarem a milhares de quilómetros alterou a alegria de estar em Igreja.

Alguns cânticos  e minutos depois fomos convidados a trabalhar  em pequenos grupos de 5 pessoas e orarmos juntos, durante 10 minutos. Tudo estava muito bem organizado. Antes de irmos para as salas de grupos foi-nos dito que 60 segundos antes, portanto aos 9 minutos, recebíamos uma mensagem para voltar para o ” salão de cultos”.

O sistema automático colocou-me com pessoas de Lisboa e do Brasil. Foi um bom momento. Os nossos irmãos do Brasil tinham ido lá para estar com os filhos. Contudo, acabaram por ficar de quarentena na sua casa e assim, mesmo estando no Brasil, apenas falam com os filhos online. Porém, esta experiência mostra-nos a vitalidade da Igreja e os meios tecnológicos que dispomos para ultrapassar as crises. Não será estranho que no meio das quedas bolsistas a cotação da Zoom suba. Revelou-se um excelente meio de comunhão e comunicação.

9 minutos depois, após conversarmos e orarmos em grupo, o sistema convidou-nos a voltar para a Sala principal para continuar em igreja o culto. Entramos novamente no salão de cultos, dirigidos e orientados pelo pastor Reginaldo Braga. Acolheu-nos e orientou-nos nos diversos procedimentos.

Hoje senti o que alguém que entra nas nossos templos sente, alguma estranheza  e adaptação ao novo. Aprendemos a gerir os microfones, a câmara e a participar num culto online. Simples e gratificante.

A mensagem foi pronunciada ao mesmo tempo que de desenvolvia no ecrã do nosso computador ou telemóvel.

Podíamos participar no culto por computador, telemóvel e até telefone. A opção de accionar a câmara era dos participantes. No caso de não accionar a câmara fica um pequeno rectângulo com o nosso nome ou com número de telefone online. Podíamos assim, sonho de muitos hoje concretizado, participar num culto, com igreja cheia e ao mesmo tempo estar de pijama ou mesmo permanecendo na cama.

No final do culto, depois das diversas leituras e hinos que pudemos cantar, cada um nas suas casas, houve espaço para o ofertório, por transferência bancária, pois a igreja continua e a necessidade de garantir financeiramente a sua existência continua a pertencer a cada um de nós. Novos tempos, novos métodos mas a mesma gratidão pelo que de Deus recebemos e o mesmo compromisso em suportamos a Igreja do Senhor.

No final o anúncio de que a Escola Dominical, e conferências podem perfeitamente continuar desta forma.

Vários foram as pessoas que participaram no culto, que ouvimos perfeitamente, e no final todos se puderam cumprimentar num verdadeiro festival de abraços e sorrisos, tal qual a despedida de um dos nossos cultos, em uma qualquer das nossas igrejas. Aguardo para ver como faremos com a Eucaristia, mas foi um bom culto, um bom encontro.

Obrigado a Igreja Lisbonense que nos proporcionou esta experiência e ao pastor Reginaldo Braga que nos acolheu e dirigiu.

Vivemos tempos diferentes, na forma de nos sentirmos e relacionarmos, mas o que importa é caminhar e caminhar em conjunto. Ser Igreja, continua a ser uma forma de responder com confiança aos novos tempos.

Obrigado Senhor, pelo Culto desta manhã, pela presença de cada irmã e irmão, de tantas terras diferentes mas unidos num mesmo amor.

Obrigado Senhor por tudo o que nós dás e o que nos permites criar, obrigado por todos os que continuam a garantir o nosso sustento e estabilidade numa altura em que muitos de nós estamos em casa. A nossa colaboração é manter baixa a curva de progressão da doença, a colaboração de cada um dos que trabalham é manter-nos informados, seguros, alimentados e com o conforto possível.