Igreja Evangélica Presbiteriana em Portugal

História Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal - IEPP

As primeiras manifestações da presença da igreja presbiteriana em Portugal, acontecem na ilha da Madeira, através da presença de um médico, Robert Kalley, a partir de 1845, ano em que se forma a Igreja Presbiteriana Portuguesa na Madeira.

A constituição de uma Igreja presbiteriana de dimensão nacional, sinodal,  só acontece 100 anos depois.

A IEPP, é uma Igreja sinodal desde 1947, a partir de congregações presbiterianas e congregacionais que entretanto se foram desenvolvendo em Portugal e com origem no século XIX.

A Igreja Presbiteriana enquanto entidade nacional e  sinodal, surge pela opção de fazer uma caminhada comum, enquanto igrejas. Acreditamos  na partilha, complementaridade e subsidiariedade. Moldamos em conjunto a nossa identidade e a verdade é que não havendo duas igrejas iguais, caminhamos juntos, descobrindo o ritmo uns dos outros e partilhando as alegrias e dificuldades de cada um. Somos igreja nacional do mesmo modo que somos igreja local.

A partir de 1949 começa a funcionar um Seminário que serve estas Igrejas, formando pastores, e outros ministérios, bem como leigos e pessoas que apenas desejavam aprofundar os seus conhecimentos teológicos. Foi sempre um local aberto, de partilha teológica e com professores e alunos das mais diversas proveniências religiosas, geográficas e culturais.

Em  1947, no mês de Maio,  foram reconhecidos oficialmente os Estatutos da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal (IEPP), que passou a integrar todas as congregações presbiterianas do continente e ilhas e as comunidades congregacionalistas que se lhe juntaram. Para este trabalho organizador muito contribuiu o Dr. Michael P. Testa (1912-81, vivendo em Portugal de 1948 a 1963).

Em Outubro de 1952, realiza-se o primeiro Sínodo nacional da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal..

Em 1969 foi inaugurado, na Figueira da Foz, o Centro Ecuménico Reconciliação orientado para atividades de reflexão teológica e encontros diversos. A sua importância na vida eclesial em Portugal foi marcante para várias gerações, sobretudo porque, na altura colocou as relações ecuménicas nacionais e internacionais na agenda nacional e a Figueira da Foz no centro desses acontecimentos..

A IEPP é constituída por diversas comunidades (também designadas por congregações, igrejas ou paróquias) distribuídas pelos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Beja, Coimbra, Bragança e Ponta Delgada.

Em 1971, a IEPP foi uma das fundadoras do Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC).

Faz parte do Conselho Mundial de Igrejas  e da Aliança Mundial Igrejas Reformadas.

Alguns dos seus pastores  desenvolveram ou dirigiram diversas entidades tais como Obras Sociais, Clinicas, Aliança Evangélica Portuguesa e Sociedade Bíblica de Portugal, centros de encontros e reflexão, cooperativas  e mesmo órgãos autárquicos.

As mulheres na IEPP sempre manifestaram toda a sua capacidade e liderança, formando organizações de mulheres, campos de férias para crianças e jovens entre outras actividades e serviço de catequese e formação de Escola Dominical. Participam em igualdade nos órgãos de direção da IEPP, nomeadamente na presidência da mesma e em todos os ministérios existentes na IEPP.

Hoje são muitas as actividades onde todos podem colaborar e envolver-se.

Acreditamos no sacerdócio de todos os crentes, pelo que a formação e o compromisso fazem parte da vida de cada membro da IEPP, de forma a viver a sua fé, testemunho cristão.

Igreja Evangélica Presbiteriana - Igreja Presbiteriana em Portugal - Igreja Protestante

Modelamos a nossa fé em alguns princípios simples:

• Só a fé (sola fide),
  • Só a escritura (sola scriptura), só a bíblia,
  • Só Cristo (Solus Christus)
  • Só a Graça (Sola gratia)
  • Só a Deus glória (Soli Deo gloria)

Mais informações:

Esperamos por si numa das nossas comunidades ou envie-nos um email para mais informações: [email protected]

Teremos todo o gosto em que descubra uma igreja para viver a sua fé e exerça os seus dons na vivência e proclamação do Evangelho. Mesmo que não encontre uma comunidade perto de si, não hesite em contactar-nos, quem sabe temos uma igreja para lhe indicar ou até para iniciar.

Notas sobre os presbiterianos em Portugal:

Fale connosco

Para pedir mais informações, preencha o formulário: