Perguntas Frequentes

Igreja Evangélica Presbiteriana em Portugal

Perguntas Frequentes

P. Como posso definir a Igreja Evangélica Figueirense (IEF)?
R. Somos Igreja Cristã.

A IEF é Presbiteriana no seu governo, Reformada na sua teologia e Evangélica no seu espírito.

 

P. O que significa ser «Presbiteriana»?
R. Ser «Presbiteriano» é aceitar o governo que tem por base na comunidade local a figura dos presbíteros/conselheiros que podemos encontrar tanto no Antigo como no Novo Testamento.

Estes membros da igreja são reconhecidos através do voto da comunidade em Assembleia-geral e , juntamente com os pastores, governam a igreja colegialmente, tomando o nome de Conselho da Comunidade.

Apresentam relatórios anualmente a Assembleia Geral local. Também o pastor, o tesoureiro, apresentam os seus relatórios anuais de actividades e contas.

Procuramos assim que toda a comunidade esteja envolvida na vida comum da igreja e que os que são escolhidos sejam verdadeiramente pessoas que estão ao serviço.

O normal é haver mudança de cargos periodicamente, pelo que numa igreja presbiteriana  todos têm uma função a desempenhar: professores, grupo de louvor e música, diáconos, presbíteros, responsáveis de grupos de trabalho na igreja, dinamizadores de actividades especiais como Dia Mundial Oração, contactos com outras igrejas, visitação, cuidado das flores na igreja, limpeza, decoração, participação na liturgia com leituras, cânticos, pregação, acolhimento aos que chegam e acompanhamento dos que não podem vir a Igreja, …. São muitas as actividades que fazem a vida da Igreja, tantas quantas as necessidades e a capacidade de resposta. Isto é ser presbiteriano.

 

P. A comunidade é uma igreja de dimensão local ou nacional?
R. As duas situações são verdadeiras. As comunidades, ou paróquias, são verdadeiramente igrejas locais, autónomas, comprometidas com a comunidade onde se inserem, participativas, dialogantes com outras igrejas e instituições. Ao mesmo tempo, em Sínodo, descobrem a alegria de formarem uma só Igreja Nacional. Tem todas as vantagens da autonomia local e da vivência conjunta, aprendendo a ser um só corpo.

 

P. Como se organizam a nível nacional, sem colocar em causa a autonomia e identidade de cada igreja e fazendo a vivência conjunta?
R. A nível nacional cada comunidade elege um representante para a Assembleia Geral anual e, todos juntos, juntamente com os pastores, formam o Sínodo. O Sínodo é o órgão máximo da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal, onde são tomadas todas as decisões que definam e orientam a Igreja Nacional, desenvolvidos projetos, analisadas questões teológicas, constitucionais, gestão. Todas estas decisões revertem no desenvolvimento das igrejas locais, onde verdadeiramente a Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal acontece, em cada dia, cada semana.

 

P. O que significa ser «Reformada»?
R. Ser «Igreja Reformada» tem vários sentidos. Historicamente, significa que colocamos as nossas raízes na Igreja nascente mas, a partir de 1517, optámos por um caminho diferente na impossibilidade de reformar a vivência da Igreja existente aquela data. Lutero, João Calvino e tantos outros lideraram esse movimento para reformar a Igreja. Esta herança histórica e teológica é muitas vezes expressa nos 5 pilares da Reforma: Somente a graça de Deus nos reconcilia com o próprio Deus; Somente a fé nos justifica diante de Deus, não as obras; Somente Cristo é o fundamento da graça salvadora de Deus; Somente a Bíblia pode reger a nossa fé; Somente a Deus devemos dar a glória.

 

P. O que significa ser «Evangélica»?
R. A IEF assume-se como «Evangélica» porque acredita na importância de partilhar a boa notícia que, através de Jesus Cristo, o reino de Deus já foi inaugurado. Este reino veio libertar o ser humano da culpa e do poder do pecado, através da fé pessoal e do arrependimento. Expressamos esta prioridade na evangelização e afirmamos essa mesma prioridade nos nossos documentos que regulam a nossa missão como igreja.

 

P. Quais os sacramentos que a IEF aceita?
R. Acreditamos que há dois sacramentos que são sinais da nossa fé, o Batismo e a Santa Ceia.

 

P. A IEF realiza o batismo de crianças?
R. Sim, nós acreditamos que Deus nos escolheu antes de nós podermos escolher Deus. As crianças são uma parte da comunidade de fé, tanto quanto o são os adultos. Quando a criança atinge uma idade mais madura então pode confirmar publicamente a sua fé através de confirmação.

Porém também valorizamos de igual modo o baptismo de adultos. Cabe aos pais fazer a escolha, sendo que a igreja e o pastor estão totalmente disponíveis para descobrir a melhor sensibilidade de cada família. O importante é todos nos aceitarmos e respeitarmos na vivência conjunta do amor de Deus nas nossas vidas.

 

P. Apesar de realizar o batismo de crianças a IEF faz também a apresentação de crianças?
R. Sim, cabe à família escolher o passo a dar. O importante é a família assumir um compromisso sério de ensino cristão. Só desta forma as crianças podem crescer espiritualmente.

 

P. Quando é celebrada a Santa Ceia?
R. A Santa Ceia é celebrada no primeiro domingo do mês. Há comunidades presbiterianas que celebram a Comunhão dominicalmente. O importante é que seja um momento pleno de sentido.

Para além deste dia, também partilhamos este sacramento nos dias de festa comunitária como o Natal, Páscoa, Aniversário e muitos outros .

O banquete da vida que partilhamos não pertence à Igreja Presbiteriana mas sim a Jesus Cristo, por isso todos aqueles que aceitam Jesus Cristo são convidados a partilhar este momento.

 

P.O que preciso fazer para me tornar membro da IEF?
R. Vem viver  Deus connosco, partilha a tua fé, ou as tuas duvidas,  em comunidade. Caminha connosco, dialogando, orando, servindo. Vais gostar, somos uma comunidade que gosta de acolher.

Se decidires que queres assumir um compromisso e tornar-te um membro regular da nossa igreja, bem vindo. O Pastor irá então reunir-se contigo para aprofundar o teu desejo de pertença e responder a quaisquer perguntas que ainda possas ter sobre nós. De seguida o nosso Conselho da Comunidade irá também debruçar-se sobre o teu pedido e finalmente poderás ser um membro de pleno direito da nossa comunidade. Se já foste batizado em criança poderás reafirmar a tua fé publicamente, se não poderás ser batizado no nosso meio.

Igreja Evangélica Presbiteriana - Igreja Presbiteriana em Portugal - Igreja Protestante

Fale connosco

Para pedir mais informações, preencha o formulário:

Igreja Evangélica Presbiteriana - Igreja Presbiteriana em Portugal - Igreja Protestante