Tempo da Criação 2021: Uma casa para todos? Renovando o Oikos de Deus
Tema do Tempo da Criação 2021:
Uma casa para todos? Renovando o Oikos de Deus
A cada ano, o comitê diretivo ecumênico que organiza este Guia de Celebração propõe um tema para o Tempo da Criação. O tema de 2021 é Uma casa para todos? Renovando o Oikos de Deus.
O salmista proclama “ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém.” Há duas declarações de fé no centro deste versículo. A primeira é que toda criatura pertence à comunidade da Terra. A segunda é que a comunidade inteira pertence ao Criador. Uma palavra grega para essa comunidade da Terra é oikos. Oikos é a raiz da palavra
oikoumene, ou ecumênico, que descreve a nossa ‘casa comum’, como o Papa Francisco chama na Laudato Si’. Nossa casa comum, a Terra, pertence a Deus, e cada criaturaamada pertence a esse oikos comum.
Enraizando nosso tema no conceito de oikos, destacamos a teia integral das relações que sustentam o bem-estar da Terra. A palavra ecologia (oikologia) descreve as relações entre animais, plantas, organismos não-sencientes e minerais, cada um com uma função vital para manter o equilíbrio desta comunidade amada. Cada criatura é
importante e contribui para a saúde e resiliência do ecossistema em que vive com sua biodiversidade. Os seres humanos pertencem à relação correta dentro dessa comunidade da Terra. Somos feitos da mesma matéria que a Terra, e somos cuidados pelas nossas co-criaturas e pelo solo.
As relações humanas também têm um significado ecológico. Relações econômicas (oikonomia), sociais e políticas afetam o equilíbrio da criação. Tudo que fabricamos, usamos e produzimos tem sua origem na Terra, seja de minerais, plantas ou animais.
Nossos hábitos de consumo de energia e bens afetam a resiliência dos sistemas planetários e a capacidade da Terra de curar a si mesma e sustentar a vida. As relações políticas e econômicas têm efeitos diretos na família humana e nos membros “mais-que humanos” do oikos de Deus. Gênesis 2:15 nos lembra que dentre as co-criaturas, Deus
deu aos humanos uma vocação especial de cultivar e guardar o oikos de Deus.
Nossa fé, razão e sabedoria são necessárias para sustentar relações ecológicas, sociais, econômicas e políticas justas. Pela fé, nos unimos ao salmista lembrando que não somos guardiões e guardiãs de uma criação inanimada, mas cuidadores e cuidadoras inseridos numa comunidade da criação dinâmica e viva. A Terra e tudo o que nela se contém é um dom que nos é dado em confiança. Não somos chamados a dominar, mas a salvaguardar. Pela razão, nós discernimos a melhor forma de salvaguardar as condições para a vida e criar estruturas econômicas, tecnológicas e políticas que sejam enraizadas nos limites ecológicos da nossa casa comum. Pela sabedoria, prestamos atenção
cuidadosa aos sistemas naturais e seus processos, às sabedorias herdadas e dastradições indígenas, e à revelação de Deus em palavra e no Espírito.
Há séculos, nós, humanos (anthropoi) ordenamos nossas vidas e economias de acordo com a lógica dos mercados e não dos limites da Terra. Esta lógica falsa explora o oikos de Deus, e faz da criação um meio para os fins econômicos e políticos. A atual exploração do solo, das plantas, dos animais e minerais para o lucro resulta na perda de habitats
que são a casa de milhões de espécies, incluindo humanos cujas casas ficam sob o risco dos conflitos climáticos, perdas e danos. A razão nos diz que, nesta era do antropoceno, a desintegração e exclusão ecológica e social causam a atual crise climática e aceleram a instabilidade ecológica. A sabedoria nos prontifica para encontrar as respostas e
caminhos para construir economias de vida sustentáveis e sistemas políticos justos que
possam sustentar a vida para o planeta e para as pessoas.
A fé nos faz confiar que o Espírito de Deus renova a face da Terra constantemente. Neste horizonte de esperança, nosso chamado batismal nos liberta para retornar à nossa vocação humana de cultivar e guardar o jardim de Deus. Em Cristo, Deus nos chama a participar da renovação de toda a Terra habitada, salvaguardando um lugar para cada
criatura e recriando relações justas entre toda a criação.
Durante este Tempo da Criação litúrgico, a família cristã ecumênica chama a cada casa e a toda a sociedade para se arrepender e reformular nossos sistemas políticos, sociais e econômicos rumo a economias de vida justas e sustentáveis, que respeitem os limites ecológicos vitais da nossa casa comum.
Esperamos que este Tempo da Criação renove nossa unidade ecumênica em nosso chamado bastimal para cuidar e sustentar uma virada ecológica que garanta que todas as criaturas encontrem uma casa onde possam florescer e participem da renovação do oikos de Deus.
Para informação em pdf, em português, consulte o final desta página
Para informações detalhadas, pode consultar aqui .
Para conhecer os parceiros que elaboram este tempo de Criação:
Dicastério para o serviço de Desenvolvimento Humano Integral
Comunhão Mundial de Igrejas Reformadas
Movimento Católico Mundial para o Clima
Lausane /WEA Creation Care Network
European Christian Environmental Network
PDF com informação