Semana Santa – gestos de vida

A Igreja Presbiteriana da Figueira da Foz, reúne às quintas feiras, 15h00, para estudo bíblico e aos domingos para Escola dominical às 10h30 e Culto às 11h00.

Este domingo celebrámos juntos o Domingo de Ramos. Tempo de Esperança e Confiança em Deus, percorrido pelo Livro de Isaías, lendo o poema de Isaías 50:4-9. Nele sentimos o profeta , no meio da adversidade a colocar em Deus a sua esperança, confiança e fé. Numa atitude de escuta e persistência, a persistência que vem da força de Deus e que, mesmo quando os padrões humanos parecem indicar derrota e promover o desânimo, ele, o profeta, fiel e confiando na fidelidade da relação em Deus, caminha, com a certeza de que esse é o seu desígnio. Uma fé que lhe abre os olhos e os ouvidos à realidade e a Deus e o ensina a modelar essa relação com determinação e ousadia.

Também lemos o texto do Evangelho de Lucas 19: 28-40, onde nos abrimos aos gritos de Hosana, salva-nos Senhor. Perguntámo-nos de que queremos ser salvos? Que conteúdo, cada um de nós, coloca na expressão “Salva-nos, agora!” No evangelho de Lucas não se faz referência aos ramos e palmas . Lembrámo-nos das colheitas não semeadas em tempo de guerra, das arvores destruídas com bombas. Em qualquer parte do mundo. Mas o Evangelho de Lucas refere as vestes colocadas no caminho de Jesus. Hoje, essas vestes são as roupas e alimentos que adultos e crianças doam para os refugiados, para os que, não tendo o que comer e vestir são acolhidos.

Jesus entra em Jerusalém para trazer a Paz. Gritamos por Paz. Somos sensíveis aos equívocos da multidão. Quão ténue é a linha que separa, em termos de fé, a idolatria que pretende construir deus e a forma profética de viver que escuta Deus, clama a Deus. Quão ténue é a linha que nos lança para a indiferença, para os gritos de crucifica-o ou a linha que nos fere o coração, com gemidos proféticos, que nos atiram para dentro da vida confiando em Deus. Sermos construídos pela Palavra ou domesticar a Palavra? Não é fácil distinguir. Só na oração, na diversidade, na procura conjunta dessa voz que se escuta no silêncio, na dor e sofrimento, poderemos encontrar a força e a Alegria que vem de Deus, ainda que esse sentido seja, na cruz, um suspiro de morte que dá sentido à vida “Faça-se a tua vontade.”

No final do culto terminámos com oração de intercessão, feita por um dos membros da Igreja.

Oração de Intercessão

Ouve-nos, Senhor, quando oramos por assuntos comuns, uns pelos outros e pelos nossos próximos.

Conduz-nos, Senhor, nesta Semana Santa. Conduz-nos nesta semana silenciosa e prepara-nos para só contemplar a tua palavra.  Agradecemos-te por podermos te seguir em Jerusalém onde tu nos convidas a comemorar o teu sofrimento na cruz. Agradecemos-te, também, por podermos jubilar a tua ressurreição no domingo de Pascoa. Agradecemos-te, Pai, que fizeste o teu único Filho nascer homem e morrer por nós e pelos nos pecados.

Oramos pela nossa igreja da Figueira. Abençoa as pessoas com responsabilidades na igreja.

Oramos pela Ucrânia, pelo povo ucraniano, pelos moribundos, feridos, afaimados, assustados. Oremos pela coragem e perseverança de soldados e de civis ucranianos por defenderem seu país. Pelas pessoas que fogem da guerra, refugiados, e todos que chegaram até Portugal. Consola-os durante este tempo de tribulação, dá-nos amor para ajudá-los com o que temos. Oremos pela paz entre ucranianos e russos.

Hosana, ajuda-nos.

Quando vemos atrocidades inumanas nas ruas de cidades em Ucrânia, faz-nos lembrar que no mundo reina o mal que é mais poderoso que algum presidente de um país. Agradecemos-te, Pai, que tu deste o teu único Filho crucificado e que Ele venceu o mal e a morte.

Dá aos dirigentes europeus e mundiais sabedoria, responsabilidade e coragem.

Hosana, ajuda-os.

Oramos pela nossa família próxima e afastada, pelos nossos amigos e vizinhos. Dá-nos uma festa de Pascoa, plena de alegria.

Ouve a nossa oração pelos doentes e pelas pessoas quem sofrem, pelos solitários, isolados e sem-abrigos.

Guarda-nos da guerra, do terrorismo e das calamidades, das novas variantes de Covid.

Carregamos diante Ti todos as pessoas que pedem intercessão para elas ou para terceiros.

Deus, Pai para Ti vai a nossa gratidão. Está connosco todos os dias, no trabalho e no descanso, na solidão e convivência, vigia-nos com o teu cuidado e conduz-nos à vida eterna.

Em nome de Jesus. Ámen.

Queridos amigos, será uma alegria ter-vos no nosso meio. Juntos podemos estudar a bíblia, refletir sobre qualquer tema e orar juntos.