Sínodo da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal
No dia 29 de Outubro a Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal, reúne em Sínodo. Trata-se 76º Sínodo. Tal reunião acontece da Igreja Evangélica Presbiteriana de Lisboa, situada em Campo de Ourique, Lisboa. Normalmente há uma alternância das reuniões sinodais entre a zona centro e a zona sul.
A convocatória assinala a data especial deste Sínodo, recordando o primeiro Sínodo constituinte da IEPP, em 1952: “Pela graça de Deus celebramos este ano o 70º ano do 1º Sínodo Constitucional da IEPP que aconteceu entre os dias 29 e 31 de outubro nas igrejas: Lisbonense (29), Ajudense (30) e Presbiteriana de Lisboa (31). Querendo assinalar este aniversário, agendámos o Sínodo para o dia 29 de outubro de 2022, em Lisboa. O 1º Sínodo da IEPP não teve um tema formal, mas foram usadas as passagens bíblicas: Isaías 6: 1-13 e o Salmo 46. Celebrando esta data, escolhemos para o tema do Sínodo: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.” (Salmo 46:10).
Todas as comunidades, órgãos da IEPP, Departamentos e Projectos, partilham os seus relatórios das atividades realizadas e apresentam os seus planos de trabalho para o ano ou anos seguintes. Também as finanças da Igreja Nacional são revistas, ao mesmo tempo que cada Igreja/Comunidade local assume o seu contributo financeiro para a vida da Igreja Nacional. Na Igreja Presbiteriana há uma vida de cada comunidade, com o seu governo próprio, Assembleia Geral anual, Conselho da Comunidade eleito na AG, com as suas atividades planeadas e executadas na comunidade ou com outras comunidades e, ao mesmo tempo, há atividades e formas de ser Igreja em que todas partilham os benefícios e encargos , na medida das suas necessidades e possibilidades. Assim, o trabalho com jovens, crianças, com mulheres, projectos de diaconia são planeados em sínodo e, com a cooperação de todas as comunidades, realizados a nivel nacional. De igual modo o pagamento do salário ao corpo pastoral resulta das contribuições de cada comunidade e, dessa forma, podemos entregar a cada pastor um salário idêntico, independentemente de estar numa comunidade com maiores disponibilidades financeiras ou não.
De igual modo, apesar de cada igreja ter os seus contactos e redes de comunhão, há uma relação institucional internacional que nos faz, como igreja nacional, pertença das diversas organizações e comunhões internacionais.
A formação é outro exemplo de atividades pensadas de forma nacional, embora com os membros das diversas comunidades e para elas ou para a sociedade em que estão presentes.
No sínodo, preparado com documentos que cada comunidade é chamada a examinar e onde cada comunidade é chamada a apresentar propostas, criamos uma visão conjunta.
Cada Sínodo começa e termina com momentos de louvor e partilha da Palavra. Na verdade um Sínodo, é a forma máxima de sermos Igreja e, como tal, de gratidão a Deus pela vida de cada comunidade e de acolhimento a cada membro do Sínodo, enviados pelas suas comunidades para, juntos nos escutarmos e sentir os desafios e a presença de Deus.
Este ano, o Sínodo termina com um culto de louvor, organizado pela Região Protestante do Sul, marcando, assim, a gratidão pela vida da IEPP e também a Reforma da Igreja, que se celebra a 31 de Outubro de cada ano.
Entretanto, como preparação, foram organizados duas jornadas sinodais onde tivemos a alegria de estudar a Palavra e refletir, juntos, sobre diversos temas que consideramos urgentes para a renovação da igreja: acolhimento, diaconia, comunhão, testemunho e missão. As Igrejas protestantes têm como desafio “uma igreja reformada, sempre em reforma” e para que tal seja gerador de vida e união, somos desafiados a saborear a escuta partilhada e o cuidado exercitado.
Oremos por este Sínodo, por todos os que dedicam as suas vidas a servir a igreja do Senhor, seja em órgãos das igrejas locais, em órgãos da igreja nacional ou no dia a dia do seu discipulado ativo e orante.
Para saber mais sobre a forma de Igreja Presbiteriana, sobre como participar numa igreja ou num dos cursos ou formações, fale connosco.