Igrejas, um olhar sobre o compromisso na igreja

Cristão? Crente? Sim, mas…

Relação com a comunidade ? Bem depende de…..

Compromisso com a comunidade? Compromisso com valores?…. Bem, ás vezes, é que….

Vida espiritual? Acredito em algo…..

Outros acham estranho estas hesitações, pois vivem a fé e a vida espiritual numa dimensão interior e exterior, um compromisso indispensável para viver o seu dia a dia, em comunidade, no trabalho, escola e individualmente.

A verdade é que o debate sobre a forma de ser igreja (crente, religioso, viver a espiritualidade) é atual e desenrola-se em cada dia, quer na forma como falamos da nossa crença, da nossa prática e compromisso, quer nas omissões que, por não necessidade ou por escolha fazemos.

Somos igrejas ou seitas? Devemos viver como igreja ou seita? Uma interessante abordagem que nos interroga e desafia. Como vemos a comunidade a que pertencemos? Como nos relacionamos com a comunidade que fazemos e nos acolhe? De que modo podemos modelar a nossa vida? Talvez fazer as perguntas seja já um caminho para nos compreendermos e permitir a nossa espiritual-localização. Hoje todas as aplicações sabem tudo sobre nós, com quem falamos, onde estamos, a que horas e com que frequência, o que lemos, o que compramos, onde gastamos/investimos o nosso tempo. Saberemos nós a resposta a estas perguntas que, de algum modo nos definem? Serão estas respostas escolhas ou reações, provavelmente induzidas ?

Aqui fica uma leitura que nos desafia a pensar e… agir.