Meditar e viver em tempo de Covid19

Pensando os dias com a Palavra e Oração – Roteiro diário

“E eis que eu estou convosco todos os dias…”  Mateus 28: 20

Vivemos tempo de grandes mudanças e alterações. O mundo e as regras pelas quais nos governávamos, foram postas em causa. O que fazer, quando parece que o chão desaparece debaixo dos nossos pés?

Voltemo-nos para a Palavra de Deus. Toda a Bíblia nos fala de mudança, de transformação, de pessoas que viveram as suas vidas no meio de guerras, morte, de tempos de incerteza e luta. Por isso o cristianismo não é uma religião conservadora de rituais e tradição. O cristianismo, é um movimento, é uma fé de mudança e transformação.

“Eis que faço novas todas as coisas!” Apocalipse 21:5  Da criação ao Apocalipse esta é a mensagem: Novidade, mudança, aprendizagem. Por isso, nestes tempos de novidade e mudança, voltemo-nos para Deus e procuremos caminhos de volta a Ele e caminhos que nos levem ao futuro.

Escrevemos* este roteiro para estas semanas a seguir à Páscoa.

Semanas em que somos Igreja de Cristo nos lares, nas ruas, na internet. Estamos longe dos templos… mas não necessariamente longe de Deus. Quem sabe, esta é uma oportunidade para no meio desta pausa e deste turbilhão procurar o essencial para a nossa vida: Deus, o autor do mundo e aquele que nos pode ajudar e dar ferramentas para sobreviver e alcançar paz, alegria e confiança.

Domingo dia 19 de Abril             

NÃO TENHAM MEDO – João 20: 19 – 31

Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro dia da semana trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos cheios de medo” João 20: 19ª

Ilustração: “Era uma vez um ratinho muito medroso, que quase morria de susto cada vez que via um gato. Um mágico, comovido com seu sofrimento, transformou-o num gato, para que ele nunca mais tivesse medo. Mas, assim que foi transformado num gato, o ratinho-gato viu um cão, e quase morreu de medo. O mágico, mais uma vez veio em seu socorro, e transformou-o em cão, mas… o ratinho-cão viu um lobo, e ficou outra vez cheio de medo. Então o Mágico transformou o ratinho em lobo, mas o ratinho-lobo viu um caçador e ficou cheio de medo. Desta vez o mágico entendeu o problema:  Não importa no que eu te transforme, amiguinho, tu terás sempre medo, pois tu tens um coração de rato – e transformou-o outra vez num ratinho.

E nós… como é o nosso coração? Diante de tanta tragédia, diante da morte, da realidade de perdermos a vida, o emprego, o sustento da família, como não ter medo?

A pandemia é uma situação real e que causa medo. O que significa então a frase “Não tenhas medo.” ? Diante do medo, a fé diz-nos: vive! Enfrenta as dificuldades! Não tenhas medo! Não é que o mal não vá acontecer. Até pode acontecer. Mas nós sabemos que Deus não nos abandona. Não estamos sozinhos e por isso temos coração de leão. Em nós não bate apenas o nosso coração, mas o coração de Jesus ressuscitado. O leão da tribo de Judá que venceu e vencerá. Apocalipse 5: 5

Como podemos vencer o medo diante da situação que estamos a viver? Olhemos para o passado. Toda a Bíblia conta a história de um Deus, que sempre se faz presente nas dificuldades. Olhemos para Cristo crucificado: Deus feito homem, para sofrer as nossas dores. Olhemos para as nossas igrejas. Os seus edifícios e os nossos antepassados são testemunhas da fidelidade e presença de Deus. Olha para a tua vida. Conta as bênçãos. Contas as vezes que o Senhor teu Deus esteve contigo e não te abandonou. Será que vai abandonar-te agora?  Salmo 118: 18 – 29

Desafio: Arranja um frasco e em vários papelinhos, escreve todas as bênçãos que receberes durante o dia. No final do dia, tira os papéis e agradece a Deus as bênçãos. “E verás surpreso, quanto Deus já fez.

Segunda-feira, dia 20 de Abril

PAZ E ALEGRIA

“…veio Jesus e pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E dizendo isto lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto os discípulos ao verem o SenhorJoão 20: 19b e 20

O que é a paz e a alegria? Pode haver paz no meio da guerra, da incerteza, da morte. Como pode haver alegria diante do luto e da tragédia? Os discípulos alegraram-se, não porque as circunstâncias tinham mudado… mas porque o Senhor estava com eles. E no meio do futuro difícil e duro que os esperava…. Jesus deixou-lhes a Sua paz.

Oração:

“Senhor, não é fácil o que tu me pedes. Entras na minha vida Iluminando-a de alegria, liberdade e paz. Coisas que me fazem feliz. Mas não é tudo. Porque juntamente com a felicidade, pedes-me compromisso, disciplina e lealdade.

Pedes-me: Todo o meu tempo. Toda a minha energia. As minhas capacidades para serem postas ao teu serviço. Já não me pertenço, és tu que me possuis. Nunca sei o que vai acontecer, no caminho que traçaste. Só sei que me pedes, que me pedes sempre. Que olhe o meu caminho e descubra o que posso fazer.

Desejas, que o meu caminho, seja mais do que direção. Que a cada passo, a cada distância, eu use o tempo para cuidar, amar, perdoar, usar de misericórdia e abençoar.

Os meus olhos… procuram a distância. Querem saber qual o destino. Mas para Ti, o curso da viagem é importante. Tenho que te seguir passo a passo. Qualquer que seja o percurso. A Tua presença me acompanha. O Teu propósito me anima.

 Senhor, ajuda-me a conhecer a alegria de fazer o que me pedes. Ajuda-me a viver a liberdade, que vem de caminhar no Teu amor. Ensina-me a paz de me ocupar de construir o Teu reino, de viver o Teu sonho. Senhor, em todas as circunstâncias…seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu.” Eddie Askew

Terça-feira, dia 21 de Abril

ENVIO E PRESENÇA DO ESPÍRITO

Disse-lhe pois Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E havendo dito isto, soprou sobre eles o Espírito Santo.”

 João 20, 21

Suspirou dizendo “Tudo está consumado… “ A missão de Jesus estava cumprida, ele viveu com o propósito único de cumprir a vontade do Pai, e hoje, Ele desafia os seus seguidores a viverem da mesma forme enviando-os para o mundo com um propósito – testemunhar. Envia-nos como somos, mas não sozinhos – sopra o seu espírito criador cumprindo a assim a sua promessa de não nos deixar sós….

Oração

Deus vivo, recordamos hoje como transformaste a vida dos apóstolos;  como, através do sopro do teu espírito, transformaste o medo em confiança, a fraqueza em força, a dúvida em fé e a tristeza em alegria. Vem e sopra sobre nós o mesmo espírito. Toma a nossa fé frágil e hesitante e enche-nos com uma confiança inabalável no teu propósito.

Transforma o nosso discipulado de tropeço, e concede-nos a energia e entusiasmo para proclamar o Evangelho com palavras mas também com ações.

Toma os nossos medos e ansiedades e dá-nos coragem e a tua paz que ultrapassa todo o entendimento. Recebe os  nossos dons e talentos e usa-os no serviço do teu reino.

Deus da vida ajuda-nos a lembrar hoje, não somente o que fizeste por nós no passado, mas a lembrar tudo o que fazes por nós hoje e que prometes continuar a fazer.

Faz de mim uma bênção para o crescimento do teu Reino. Amém

 

Quarta-feira, dia 22 de Abril

ANUNCIAR

Ora Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe então os outros discípulos:  Vimos o Senhor.”  João 20, 24-25

Muitos acreditam que o tempo da missão já terminou: Anunciar as Boas Novas da salvação do Senhor Jesus Cristo é algo do passado. Este pensamento, é largamente sustentado pelo argumento de que se trata de uma intromissão ou invasão da vida pessoal. E assim, dar testemunho de Deus, anunciar as Boas Novas foi relegado para o plano íntimo dos indivíduos… Cada um procura, cada um escolhe… Na verdade, até nos sentimos constrangidos em partilhar a nossa fé… Não foi por acaso, que a pouco e pouco encerrámos as nossas celebrações, louvor e oração nas paredes dos templos, ou transformá-mo-los em rituais às vezes repetidos e esvaziados de sentido, propósito e compromisso.

Este último mês, a pandemia encerrou-nos as igrejas e fomos obrigados a descobrir uma forma diferente de viver a nossa fé,  de dar testemunho, de ser Igreja.

Sabia que nós aprendemos:

10% do que lemos

20% do que escutamos

30% do que vemos

50% do que vemos e escutamos

70% do que discutimos

80% do que experimentamos

95% do que ensinamos para os outros

William Glasse

Reflexão: Como tenho sido testemunha da presença de Deus na minha vida? Como tenho vivido este tempo de reclusão? O que sinto mais falta? Que testemunho quero dar?

Desafio: Ligue para alguém e partilha a tua fé

Um dia de Paz e Alegria

Quinta-feira, dia 24 de Abril

Entre dúvidas e certezas

Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. “João 20:24,25

A comunidade está de portas trancadas, pois é uma igreja desanimada, sem coragem, mas principalmente preocupada com ela própria. Preocupada com sua segurança e com o futuro incerto num contexto hostil. Não é também o retrato de nossa Igreja hoje? Quais são as nossas preocupações? O que nos desanima e nos deixa sem coragem? O coronavírus? A situação financeira familiar, do país e do mundo? Relacionamentos fracassados? Desemprego? A crescente insegurança mundial?

É de suma importância, que mantenhamos a fé e a confiança nas promessas de Jesus. Foi isso que aconteceu, na tarde daquela memorável Páscoa, dia da ressurreição de Jesus. É lá, na comunidade, que é anunciada a Boa-Nova de que o crucificado ressurgiu, vive como Filho de Deus. É disso que também nos fala o encontro com Tomé.

Tomé duvida, porque não é uma pessoa que acredita em boatos. Ele quer saber como é que as coisas realmente são. Mas quando tem um encontro com o Cristo vivo, confessa: “Senhor meu e Deus meu”. Jesus não condena pessoas como ele. Mostra compreensão. Mesmo assim, chama bem-aventurados os que não viram, mas creram. A igreja não é constituída por pessoas perfeitas, mas por pecadores justificados. Ainda sentimos medo, ainda caímos em tentação. Mas no Cristo ressurreto recebemos o perdão dos pecados, mediante a palavra, e sobretudo, a fé que nos faz viver em esperança mesmo em tempos tumultuosos. Cristo ressuscitou, verdadeiramente ressuscitou, aleluia!

Oremos: Senhor, obrigada, na cruz vencestes o mal, o pecado e a morte, hoje temos esperança porque em ti somos mais que vencedores. Somos teu povo, e o Tu és o Nosso Senhor e Deus. Abençoa especialmente, aqueles que perderam seus entes queridos para o coronavírus. Abençoa-nos neste tempo de isolamento social, ensina-nos a encontrar as mais diversas formas para estarmos em comunhão contigo e com nossos irmãos e irmãs. Amém.

Um bom dia!

Sexta-feira, dia 19 de Abril             

VER PARA CRER, OU CRER PARA VER?

E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram

João 20: 26 – 28

Tomé não estava presente na primeira aparição de Jesus aos discípulos, na dúvida de Tomé, Jesus não o discrimina, não o ignora, não o critica. Jesus conhece a natureza humana, para muitos, o crer surge do que se pode ver, do que se pode comprovar. Por isto Jesus se revela a Tomé. Mostra-lhe suas feridas, fala-lhe amorosamente. Tomé tocou nestas feridas? Não sabemos, porém, a manifestação do Cristo vivo, o faz se render completamente ao Senhor e abre o precedente para a igreja nos nossos dias: “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” João 20:29. Os que creem no Senhor têm uma melhor visão da vida. Aprendem que a verdadeira fé não necessita de milagres.

O teólogo alemão Jörg Zink escreve o seguinte: “Sem fé é impossível – Todo ser humano crê em algo, mesmo pensando que nada crê. Não se pode viver somente daquilo que se pode ver e provar. Ninguém pode amar uma pessoa se não quer acreditar nela; porque a outra pessoa não pode provar que suas intenções são sinceras. Ninguém pode planejar ou fazer algo se não quer crer; porque não pode saber o que o futuro trará.

“Crer significa confiar – Se alguém crê, isso não quer dizer que afirma coisas absurdas, porque não quer fazer uso de sua razão; que admite coisas inexatas, porque não sabe nada de exato; que sonha com um mundo do além, porque não ama o mundo daqui; ou que permanece com opiniões de ontem, porque não se acerta com o tempo de hoje. Quem crê confia, mesmo onde nada vê. Está certo da sua causa.”

Oremos:  Senhor Jesus, te agradecemos pela tua morte e ressurreição, que renova a nossa fé e esperança e nos faz ver a vida com olhos da fé. Tu és a nossa segurança, nosso consolo e fortaleza. Amén.

Até amanhã!

Sábado, dia 24 de Abril

 PARA QUE TENHAM VIDA

“…estes porém, foram registrados para que creais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que crendo, tenhais vida em meu nome”   João 20: 30-31

João encerra este texto com palavras de esperança e vida. O testemunho da ressurreição nos sugere olhar e viver nossos dias numa nova perspetiva. Já podemos vislumbrar uma vida nova, abundante, pois aquele que venceu o pecado e a morte, vive hoje! Essa é a mensagem que o mundo precisa ouvir: Cristo Vive, e quer transformar não somente as nossas vidas como toda a criação.

 

A fé na ressurreição de Jesus é algo tão essencial que o apóstolo Paulo chegou a escrever: “Se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vazia, e vazia também a vossa fé.” 1Cor 15, 14.

 

Mas.. Como despertar a fé nesta geração tão individualista e consumista?

Como tornar a ressurreição de Cristo relevante em nosso contexto actual?

A resposta está nos relatos das muitas aparições de Jesus. Testemunhas oculares nas quais João anuncia. E no testemunho que hoje damos através das nossas vidas.

“Jesus, Emanuel, Deus connosco. Deus connosco na nossa natureza, nas nossas dores, nas nossas obras, no nosso castigo, no nosso túmulo. E na Páscoa Deus connosco, ou melhor nós com ele, na ressurreição, na ascensão, no triunfo esperando a sua segunda vinda e esplendor.”   Charles H. Spurgeon

* Textos elaborados pelas pastoras da IEPP: Cacilene Nobre, Maria Eduarda Titosse e Sandra Reis

Não perca no próximo domingo:

  • Pregação no Youtube, canal da Igreja Presbiteriana de Portugal
  • Roteiro de oração e reflexão

 

× Como posso ajudar?