“E eis que eu estou convosco todos os dias…”  Mateus 28: 20

 

Vivemos tempo de grandes mudanças e alterações. O mundo e as regras pelas quais nos governávamos, foram postas em causa. O que fazer, quando parece que o chão desaparece debaixo dos nossos pés?

Voltemo-nos para a Palavra de Deus. Toda a Bíblia nos fala de mudança, de transformação, de pessoas que viveram as suas vidas no meio de guerras, morte, de tempos de incerteza e luta. Por isso o cristianismo não é uma religião conservadora de rituais e tradição. O cristianismo, é um movimento, é uma fé de mudança e transformação.

 

“Eis que faço novas todas as coisas!” Apocalipse 21:5  Da criação ao Apocalipse esta é a mensagem: Novidade, mudança, aprendizagem. Por isso, nestes tempos de novidade e mudança, voltemo-nos para Deus e procuremos caminhos de volta a Ele e caminhos que nos levem ao futuro.

 

Escrevemos* este roteiro para estas semanas a seguir à Páscoa.

Semanas em que somos Igreja de Cristo nos lares, nas ruas, na internet. Estamos longe dos templos… mas não necessariamente longe de Deus. Quem sabe, esta é uma oportunidade para no meio desta pausa e deste turbilhão procurar o essencial para a nossa vida: Deus, o autor do mundo e aquele que nos pode ajudar e dar ferramentas para sobreviver e alcançar paz, alegria e confiança.

 

 

Domingo dia 19 de Abril             

 

NÃO TENHAM MEDO – João 20: 19 – 31

 

Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro dia da semana trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos cheios de medo” João 20: 19ª

Ilustração: “Era uma vez um ratinho muito medroso, que quase morria de susto cada vez que via um gato. Um mágico, comovido com seu sofrimento, transformou-o num gato, para que ele nunca mais tivesse medo. Mas, assim que foi transformado num gato, o ratinho-gato viu um cão, e quase morreu de medo. O mágico, mais uma vez veio em seu socorro, e transformou-o em cão, mas… o ratinho-cão viu um lobo, e ficou outra vez cheio de medo. Então o Mágico transformou o ratinho em lobo, mas o ratinho-lobo viu um caçador e ficou cheio de medo. Desta vez o mágico entendeu o problema:  Não importa no que eu te transforme, amiguinho, tu terás sempre medo, pois tu tens um coração de rato – e transformou-o outra vez num ratinho.

 

E nós… como é o nosso coração? Diante de tanta tragédia, diante da morte, da realidade de perdermos a vida, o emprego, o sustento da família, como não ter medo?

 

A pandemia é uma situação real e que causa medo. O que significa então a frase “Não tenhas medo.” ? Diante do medo, a fé diz-nos: vive! Enfrenta as dificuldades! Não tenhas medo! Não é que o mal não vá acontecer. Até pode acontecer. Mas nós sabemos que Deus não nos abandona. Não estamos sozinhos e por isso temos coração de leão. Em nós não bate apenas o nosso coração, mas o coração de Jesus ressuscitado. O leão da tribo de Judá que venceu e vencerá. Apocalipse 5: 5

 

Como podemos vencer o medo diante da situação que estamos a viver? Olhemos para o passado. Toda a Bíblia conta a história de um Deus, que sempre se faz presente nas dificuldades. Olhemos para Cristo crucificado: Deus feito homem, para sofrer as nossas dores. Olhemos para as nossas igrejas. Os seus edifícios e os nossos antepassados são testemunhas da fidelidade e presença de Deus. Olha para a tua vida. Conta as bênçãos. Contas as vezes que o Senhor teu Deus esteve contigo e não te abandonou. Será que vai abandonar-te agora?  Salmo 118: 18 – 29

Desafio: Arranja um frasco e em vários papelinhos, escreve todas as bênçãos que receberes durante o dia. No final do dia, tira os papéis e agradece a Deus as bênçãos. “E verás surpreso, quanto Deus já fez.

 

Segunda-feira, dia 20 de Abril

 

PAZ E ALEGRIA

 

“…veio Jesus e pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E dizendo isto lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto os discípulos ao verem o SenhorJoão 20: 19b e 20

O que é a paz e a alegria? Pode haver paz no meio da guerra, da incerteza, da morte. Como pode haver alegria diante do luto e da tragédia? Os discípulos alegraram-se, não porque as circunstâncias tinham mudado… mas porque o Senhor estava com eles. E no meio do futuro difícil e duro que os esperava…. Jesus deixou-lhes a Sua paz.

 

Oração:

 

“Senhor, não é fácil o que tu me pedes. Entras na minha vida Iluminando-a de alegria, liberdade e paz. Coisas que me fazem feliz. Mas não é tudo. Porque juntamente com a felicidade, pedes-me compromisso, disciplina e lealdade.

Pedes-me: Todo o meu tempo. Toda a minha energia. As minhas capacidades para serem postas ao teu serviço. Já não me pertenço, és tu que me possuis. Nunca sei o que vai acontecer, no caminho que traçaste. Só sei que me pedes, que me pedes sempre. Que olhe o meu caminho e descubra o que posso fazer.

Desejas, que o meu caminho, seja mais do que direção. Que a cada passo, a cada distância, eu use o tempo para cuidar, amar, perdoar, usar de misericórdia e abençoar.

Os meus olhos… procuram a distância. Querem saber qual o destino. Mas para Ti, o curso da viagem é importante. Tenho que te seguir passo a passo. Qualquer que seja o percurso. A Tua presença me acompanha. O Teu propósito me anima.

 Senhor, ajuda-me a conhecer a alegria de fazer o que me pedes. Ajuda-me a viver a liberdade, que vem de caminhar no Teu amor. Ensina-me a paz de me ocupar de construir o Teu reino, de viver o Teu sonho. Senhor, em todas as circunstâncias…seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu.” Eddie Askew

(*Roteiro preparado pelas pastoras Cacilene Nobre, Maria Eduarda Titosse e Sandra Reis)

Nota: Cada dia da semana terá um momento diferente para reflectir. Serão usados os textos do domingo anterior. Use e partilhe

× Como posso ajudar?